10 Exercícios cerebrais simples que aumentam a memória
Mantenha seu cérebro saudável e em forma com estas dicas simples.
Nós não apenas perdemos músculos com o tempo – nossos cérebros também podem se atrofiar. Mais especificamente identificada pela diminuição com o passar dos anos da reserva cognitiva do seu cérebro, que representa sua capacidade de suportar danos neurológicos devido ao envelhecimento e outros fatores sem mostrar sinais visíveis de lentidão ou perda de memória.
Isso pode dificultar a execução de tarefas mentais. Mas assim como exercícios de peso adicionam massa magra ao seu corpo e ajudam a ganhar mais músculos, os pesquisadores acreditam que seguir um estilo de vida saudável e realizar exercícios cerebrais regulares e direcionados também podem aumentar a reserva cognitiva de seu cérebro.
10 exercícios cerebrais do dia a dia que funcionam!
Além de uma dieta saudável e exercícios regulares, existem maneiras de dar ao seu cérebro sua própria rotina de exercícios. Os especialistas recomendam aderir ao treinamento do cérebro, atividades do mundo real. Exercícios para fortalecer a função cerebral devem oferecer novidade e desafio. Dirija para casa através de uma rota diferente; escove os dentes com a mão oposta.
O nosso cérebro trabalha através de associações – é por isso que é mais fácil memorizar as letras de uma música do que tentar lembrar as mesmas palavras sem música.
- TESTE SEU RECALL. Faça uma lista – de itens de mercearia, coisas para fazer ou qualquer outra tarefa que lhe venha à mente – e memorize-a. Cerca de uma hora depois, veja quantos itens da lista você consegue recuperar. Torne os itens da lista mais desafiantes quanto possível para maior estimulação mental.
- DEIXE A MÚSICA TOCAR! Aprenda a tocar um instrumento musical ou junte-se a um coral. Estudos mostram que aprender algo novo e complexo por um longo período de tempo é ideal para a mente que está envelhecendo.
- FAÇA CÁLCULOS MENTAIS. Descobrir problemas sem o auxílio de lápis, papel ou computador; você pode tornar isso mais difícil – e atlético – caminhando ao mesmo tempo.
- FAÇA UMA AULA DE CULINÁRIA. Aprenda a cozinhar um novo prato. Cozinhar demanda vários sentidos: olfato, tato, visão e paladar, que envolvem diferentes partes do cérebro.
- APRENDA UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. Algumas partes do cérebro crescem quando estamos empenhados no aprendizado de uma língua estrangeira. Além do mais, um vocabulário rico foi associado a um risco reduzido de declínio cognitivo.
- CRIE IMAGENS DE PALAVRAS.Visualize a grafia de uma palavra em sua cabeça, depois tente pensar em outras palavras que comecem com as mesmas duas letras (ou terminem).
- DESENHE UM MAPA DA MEMÓRIA. Depois de voltar para casa após visitar um novo local, tente desenhar um mapa da área; repita este exercício toda vez que você visitar uma nova localidade.
- DESAFIE SEU PALADAR. Ao comer, tente identificar ingredientes individuais em sua refeição, incluindo ervas e especiarias sutis.
- REFINE SUAS HABILIDADES MÃO-OLHO. Encontre um novo hobby que envolva habilidades motoras finas, como tricô, desenho, pintura, montagem de quebra-cabeças, etc.
- APRENDA UM NOVO ESPORTE. Comece a praticar uma atividade que utilize a mente e o corpo, como ioga, golfe ou tênis.
Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente