4 escolhas de estilo de vida que irão mantê-lo jovem

Mudanças simples no estilo de vida prolongam os telômeros e retardam o processo de envelhecimento.

É novidade, é pesquisa, é neurociências!

Dieta, exercício, redução do estresse e manutenção de uma rede de apoio social são as chaves para a longevidade. Fazer mudanças simples no estilo de vida mantém cada célula do seu corpo mais jovem, alongando os telômeros.

Os telômeros são as capas protetoras nas extremidades dos cromossomos que afetam a rapidez com que as células envelhecem. São combinações de DNA e proteínas que ajudam os genes a permanecer estáveis, protegendo as extremidades dos cromossomos. À medida que os telômeros se tornam mais curtos, sua integridade estrutural enfraquece, o que faz com que as células envelheçam e morram mais jovens.

O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco e do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva, um instituto público de pesquisa sem fins lucrativos em Sausalito, na Califórnia, que investiga o efeito das escolhas de dieta e estilo de vida na saúde e na doença.

Nos últimos anos, os telômeros mais curtos tornaram-se associados a uma ampla gama de doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo muitas formas de câncer, derrame cerebral, demência, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e diabetes.

4 escolhas simples do estilo de vida podem mudar seu destino

Nossos genes e nossos telômeros não estão necessariamente com o destino traçado. Muitas vezes as pessoas pensam “oh, eu tenho genes ruins, não há nada que eu possa fazer sobre isso”. Mas essas descobertas indicam que os telômeros podem se alongar na medida em que as pessoas mudam a maneira como vivem. A pesquisa indica que os telômeros mais longos estão associados a menos doenças e a uma vida mais longa.

  1. Dieta à base de plantas (rica em frutas, vegetais e grãos não refinados e com baixo teor de gordura e carboidratos refinados)
  2. Exercício moderado (caminhada de 30 minutos por dia, seis dias por semana)
  3. Redução do estresse (alongamento suave baseado na ioga, respiração, meditação)
  4. Rede de apoio social e aprender coisas novas (amigos, família, senso de comunidade)

Conclusão: mudanças simples no estilo de vida aumentarão sua longevidade

Dieta, exercício, redução do estresse e manutenção de uma rede de apoio social são as chaves para a longevidade. Fazer mudanças simples no estilo de vida mantém cada célula do seu corpo mais jovem, alongando os telômeros.

Todos nós temos entes queridos que adoeceram e morreram devido a escolhas de estilo de vida. Eu recomendo que você faça pequenas mudanças em sua rotina diária, que incluem redução do estresse, conectividade social, atividade física e uma dieta mais saudável. Cada um de nós tem o poder de retardar o processo de envelhecimento no nível celular e de permanecer vivo por mais tempo.

Por favor, encoraje seus amigos e familiares a incorporar essas 4 opções de estilo de vida em suas rotinas diárias para que todos que você ama possam permanecer saudáveis, felizes e vivos pelo maior tempo possível.

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente

plugins premium WordPress