O que é saúde mental?
A saúde mental inclui nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos e agimos. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos escolhas. A saúde mental é importante em todas as fases da vida, desde a infância e adolescência até a idade adulta.
Ao longo da sua vida, se você tiver problemas de saúde mental, seu pensamento, humor e comportamento podem ser afetados. Muitos fatores contribuem para problemas de saúde mental, incluindo:
- Fatores biológicos, como genes ou química cerebral;
- Experiências de vida, como um trauma ou abuso;
- História familiar de problemas de saúde mental.
A saúde mental é a base para as emoções, pensamento, comunicação, aprendizagem, resiliência e autoestima. Ela é fundamental para os relacionamentos, o bem-estar pessoal e emocional.
Muitas pessoas que têm uma doença mental não querem falar sobre isso. Mas a doença mental não é nada para se envergonhar! É uma condição médica, assim como doença cardíaca ou diabetes. E as condições de saúde mental são tratáveis. Estamos continuamente expandindo nossa compreensão de como o cérebro humano funciona e os tratamentos estão disponíveis para ajudar as pessoas a administrarem com sucesso as condições de saúde mental.
A doença mental não discrimina; ela pode afetar qualquer pessoa, independentemente da sua idade, sexo, geografia, renda, status social, raça/etnia, religião/espiritualidade, orientação sexual, formação ou outro aspecto da identidade cultural. Embora a doença mental possa ocorrer em qualquer idade, três quartos de todas as doenças mentais começam aos 24 anos.
As doenças mentais assumem muitas formas. Algumas são leves e apenas interferem de maneira limitada com a vida diária, como certas fobias (medos anormais). Outras são tão graves que uma pessoa pode precisar de cuidados.
A sociedade está cada vez mais consciente da importância de cuidar da mente. Não é mais um assunto tabu dizer que alguém tem um problema com a memória. Com o tempo, tem sido demonstrado que é possível treiná-lo estimulando diferentes áreas cognitivas, o que é algo que nos serve no dia-a-dia e nos ajuda a envelhecer de forma saudável.
Uma mente saudável e afiada é o mantra de uma vida bem-sucedida e feliz. Todos os dias você muda seu cérebro. Mesmo lendo este artigo. Agora, onde quer que esteja, olhando para essas palavras está moldando e modificando as conexões entre os neurônios dentro de sua cabeça. Parece um pensamento assustador, mas esse processo, conhecido como neuroplasticidade, é fundamental para a nossa capacidade de aprender novas habilidades, manter as antigas e formar novas memórias.
Imagine, então, se pudéssemos assumir o controle desse processo. Se pudéssemos direcionar tipos específicos de habilidades e processos cognitivos, poderíamos ensinar nossos cérebros a serem melhores em qualquer coisa. E a melhor notícia é que podemos!
Venha para a Escola PraticaMente e sinta-se acolhido por essa causa.
Janeiro Branco: mais do que causa, um caso de amor e preocupação com a saúde do seu cérebro!
Flávia Valadares – Neurocientista e Fundadora da Escola PraticaMente