Melhorando sua memória: dicas para aumentar o poder do cérebro em qualquer idade

O cérebro humano tem uma capacidade surpreendente de se adaptar e mudar, mesmo na idade adulta. Essa característica é conhecida como neuroplasticidade – A incrível capacidade do cérebro de se remodelar é verdadeira quando se trata de aprendizado e memória. Você pode aproveitar o poder natural da neuroplasticidade para aumentar suas habilidades cognitivas, melhorar sua capacidade de aprender novas informações e fortalecer sua memória em qualquer idade.

Quando você atinge a idade adulta, seu cérebro desenvolveu milhões de vias neurais que o ajudam a processar e lembrar informações rapidamente, resolver problemas familiares e executar tarefas habituais com um mínimo de esforço mental. Mas se você sempre se ativer a esses caminhos desgastados, não estará dando ao seu cérebro a estimulação necessária para continuar crescendo e se desenvolvendo. Você tem que agitar as coisas de vez em quando! Como? Aprendendo!

A memória, como a força muscular, exige que você a use ou a perca. Quanto mais você treinar seu cérebro, melhor será sua capacidade de processar e lembrar das informações. Mas nem todas as atividades são iguais. Os melhores exercícios para o cérebro quebram sua rotina e desafiam você a usar e desenvolver novas vias cerebrais.

Veja abaixo algumas dicas para obter resultados:

1. Aprenda algo novo: não importa o quão intelectualmente exigente seja a atividade, se é algo que você já é bom, não é o exercício ideal para o cérebro. Precisa ser algo desconhecido e fora da sua zona de conforto. Para fortalecer o cérebro, você deve se desafiar e continuar aprendendo, sempre, pois o aprendizado é uma chuva de rejuvenescimento para o cérebro.

2. Desafio progressivo: as melhores atividades para aumentar o poder do cérebro exigem sua atenção total e cuidadosa. Não é suficiente que você tenha achado a atividade desafiadora em algum momento. Deve ser algo que ainda requer algum esforço mental. Por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical é muito bom. Tocar o mesmo instrumento há anos no mesmo nível, não é o ideal. Você não está desenvolvendo novos caminhos neurais, apenas praticando o que já sabe. Procure atividades que permitam que você comece em um nível fácil e progrida à medida que suas habilidades melhoram. Quando um nível anteriormente difícil começa a se sentir confortável, isso significa que é hora de aumentar o desafio.

3. Gratificante: recompensas apoiam o processo de aprendizado do cérebro. Quanto mais interessado e engajado você estiver na atividade, maior será a probabilidade de continuar fazendo isso e maiores serão os benefícios que você perceberá no seu dia a dia. Portanto, escolha atividades que, apesar de desafiadoras, ainda sejam agradáveis e satisfatórias.

Não sabe por onde começar? Nós temos uma ótima notícia: preparamos o melhor curso de treinamento do cérebro com atividades que se encaixam exatamente nesta definição que você acabou de ler! A Escola PraticaMente está aqui para ajudá-lo. Oferecemos o único curso preparado exclusivamente por uma equipe de neurocientistas com aulas divertidas e dinâmicas com atividades lúdicas e muito alto astral! Venha experimentar na prática como é o nosso curso de treinamento do cérebro e ganhe mais memória, atenção e foco.

O treinamento cerebral da Escola PraticaMente foi reconhecido por sua eficácia com depoimentos de diversos alunos que hoje colhem frutos do nosso poderoso método de exercícios para o cérebro. Marque já a sua aula experimental gratuita e conheça nosso curso de pertinho, liga pra gente!

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente

plugins premium WordPress