Mantendo o cérebro afiado

À medida que envelhecemos, a maioria de nós experimenta o que os neuropsicólogos se referem como declínio cognitivo relacionado à idade. Certas habilidades mentais, como a memória, a velocidade de processamento e a percepção visual, começam a se deteriorar de forma constante já na terceira década de vida e, em seguida, mais rapidamente por volta dos 50 anos de idade, e isso está associado a uma redução gradual do tamanho do cérebro.

Os fatores genéticos representam apenas um quarto das mudanças na capacidade cognitiva que ocorrem desde a infância até o fim da vida; escolhas de estilo de vida e, possivelmente, outros fatores ainda desconhecidos, são responsáveis ​​pelo resto. Nos últimos anos, muitos estudos ligaram certos fatores e escolhas de estilo de vida, como a dieta, o aumento do peso corporal e o aumento da ingestão de álcool, para um declínio cognitivo mais rápido relacionado à idade.

Existem, no entanto, diferenças significativas entre os indivíduos. Embora o declínio cognitivo relacionado à idade seja considerado uma parte normal do processo de envelhecimento, acontece mais rapidamente para algumas pessoas, enquanto outras são muito mais resistentes.

Não existe uma única “fórmula mágica” para manter-se mentalmente afiado na vida adulta. Atividades como se exercitar regularmente, aprender uma língua estrangeira ou um instrumento musical e manter boas relações sociais são agora conhecidos por serem benéficos para preservar as habilidades de pensamento e diminuir o declínio cognitivo na vida adulta. Para prevenir ou diminuir o declínio cognitivo na vida posterior, deve-se, portanto, adotar o maior número possível de opções de estilo de vida.

Uma causa importante do envelhecimento cognitivo é o fato de que os adultos aprendem muito menos habilidades novas em comparação com bebês e crianças. A escola PraticaMente auxilia também no crescimento cognitivo dos adultos, desenvolvemos melhores abordagens para prevenir, ou pelo menos, mitigar o seu envelhecimento cognitivo. Seu sucesso depende da sua mente! Que tal treinar o seu cérebro? Venha nos conhecer. Estamos te esperando!

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente

plugins premium WordPress