Oito maneiras de usar as cores para ajudar as crianças
O QUE É FUNÇÃO EXECUTIVA?
O nosso dia a dia oferece diferentes desafios e situações imprevistas que exigem habilidades de várias funções cerebrais, como por exemplo: enfrentar novos desafios imprevistos, desenvolver uma nova função no trabalho, analisar um determinado problema, fazer uma conta matemática no mercado, ou ainda, finalizar uma tarefa complexa.
A função executiva é um conjunto de habilidades mentais fundamentais que funcionam como um centro de comando no cérebro. Essas habilidades ajudam as crianças a planejar, gerenciar o tempo, controlar emoções, trabalhar com informações e realizar tarefas. Elas também são importantes para manter o foco e resolver problemas. Portanto, os problemas de funcionamento executivo podem afetar as crianças na escola e na vida cotidiana.
Problemas com habilidades executivas são bastante comuns em crianças com problemas de aprendizado. Também produz os sintomas marcantes do TDAH. Isso porque o TDAH é uma deficiência da função executiva.
O QUE É UM PROBLEMA NO FUNCIONAMENTO EXECUTIVO?
É a dificuldade em se organizar para realizar tarefas. As crianças com esses contratempos geralmente têm dificuldade em planejar com antecedência, priorizar, autocorrigir-se, iniciar atividades ou mudar de uma tarefa para outra. Às vezes, esta condição é referida como distúrbio do funcionamento executivo.
DIFERENÇAS NA ESTRUTURA CEREBRAL
As habilidades de funcionamento executivo são controladas principalmente em uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal. Pessoas que têm lesões ou doenças que afetam o córtex pré-frontal, muitas vezes têm problemas de funcionamento executivo. Os pesquisadores estão analisando se o tamanho ou a forma do córtex pré-frontal são diferentes em crianças com habilidades reduzidas de funcionamento executivo.
DIFERENÇAS EM QUÍMICOS CEREBRAIS
Os cérebros das pessoas com dificuldade no funcionamento executivo não podem usar noradrenalina de forma eficaz. A noradrenalina e a dopamina são os principais produtos químicos que ajudam o cérebro a manter o foco e a controlar os impulsos. À medida que a noradrenalina percorre as células nervosas, ela transporta informações para o córtex pré-frontal e também é usada por outras células nervosas para fazer o cérebro reagir.
Mas, às vezes, as células nervosas do córtex pré-frontal bloqueiam o uso de noradrenalina. Quando isso acontece, as crianças com problemas de funcionamento executivo não conseguem controlar os impulsos nem prestam muita atenção. (O mesmo vale para as crianças que foram diagnosticadas com TDAH).
OUTROS PROBLEMAS
É incomum que uma criança tenha problemas de funcionamento executivo e nenhum outro problema de saúde. Crianças com TDAH e dislexia muitas vezes lutam com o funcionamento executivo. O mesmo acontece com as crianças com condições neurológicas, transtornos de humor e autismo. Problemas de funcionamento executivo também estão associados a lesões cerebrais adquiridas, síndrome alcoólica fetal e alguns tipos de tratamentos contra o câncer.
Seu filho tem dificuldade em acompanhar as coisas – desde as tarefas da aula até o material esportivo? A organização pode ser um problema para as crianças com problemas de funcionamento. Experimente estas 8 ideias para facilitar a organização das tarefas em casa e na escola.
1. Use bolsas de cores diferentes para diferentes tipos de objetos
Tente organizar as atividades do seu filho por cor. Use grandes “eco-bags” em cores diferentes. Por exemplo, você pode manter todos os itens de futebol em uma bolsa amarela, o material de balé dela em uma bolsa vermelha, e assim por diante. Para tornar o conteúdo ainda mais reconhecível, você pode personalizar cada bolsa com o nome do esporte ou atividade.
2. Codifique com cores o calendário familiar.
Considere investir em um calendário de parede gigante. Você pode usar uma cor diferente para cada membro da família enquanto escreve em eventos. Por exemplo, as aulas de violão de seu filho e as consultas médicas podem ser marcadas em verde. Suas reuniões do conselho de classe e compromissos profissionais podem ser vermelhas e cada membro da família escolhe uma cor. Isso pode tornar mais fácil para o seu filho se concentrar no que ele precisa saber para manter seu cronograma correto e em dia.
3. Use cadernos de cores diferentes para cada assunto da escola.
Quando cada disciplina tem sua própria cor, pode se tornar mais fácil para o seu filho visualizar se ele tem tudo o que precisa em sua mochila. Use vermelho, digamos, para o material de língua portuguesa, sua pasta de leitura, capa de livro didático e caderno. Azul poderia ser para matemática e assim por diante. Caso o seu filho tenha uma escrivaninha ou um cantinho de estudos, siga este esquema de cores ao usar posições de armazenamento para as disciplinas. Por exemplo, calculadoras e réguas para a aula de matemática entram na caixa azul. As crianças mais velhas também podem usar codificação por cores em pastas digitais em seus computadores.
4. Use pulseiras de cores diferentes como lembretes de casa.
Quando seu filho souber que cor combina com cada disciplina, compre um conjunto de pulseiras de borracha para levar para a escola. Incentive-o a usar uma pulseira azul no pulso, por exemplo, quando for designado a fazer o dever de casa de matemática. Então, lembre-se de verificar o pulso da criança quando ela chegar em casa. Ela pode olhar para suas pulseiras e lembrar em quais tarefas ela precisa trabalhar.
5. Incentive-o a fazer anotações nas cores “casa” e “escola”.
Algumas crianças acham útil distinguir o que aprenderam na aula do professor do que aprenderam em casa. Por exemplo, ela poderia usar uma caneta preta para anotações de aula e azul para anotações que fizesse em casa. Dessa forma, se ela tiver uma pergunta sobre algo em suas anotações, ela saberá onde ela aprendeu: Na semana passada, escrevi que “um ângulo obtuso tem 90 graus“. Isso é realmente o que a professora disse? Posteriormente a criança poderá corrigir a informação em caneta preta e notar que ângulos obtusos têm mais de 90 graus.
6. Crie um sistema para sublinhar por cores as anotações.
Quando cada cor tem uma finalidade específica seu filho vai se concentrar melhor naquilo que mais chama a atenção. Por exemplo, ele pode marcar todos os novos termos ou palavras do vocabulário em amarelo, o tópico principal em verde e cada subtópico em rosa. “Ele vai criar uma memória associativa colorida”.
7. Códigos de cores das tarefas
Use notas adesivas (post-it) de cores diferentes para ajudar seu filho a perceber quando deve fazer tarefas, tais como trabalhos escolares, pesquisas, tarefas de casa ou tarefas domésticas. A cor da nota em uma tarefa pode indicar o quão urgente ela é. Por exemplo, as tarefas que precisam ser feitas primeiro podem ser sinalizadas com adesivos vermelhos, as devidas até o final da semana podem ser laranja e assim por diante.
8. Atribuir uma cor para cada criança
Caso você tenha mais de um filho, deixe que cada um deles escolha uma cor. Em seguida, mantenha suas cores ao comprar itens do dia a dia, como toalhas, escovas de dente, garrafas de água e até mesmo carregadores de eletrônicos. Dessa forma, cada filho sabe imediatamente qual garrafa térmica ou cobertor pertence a quem. Isso pode ajudá-los a entender os itens pelos quais são responsáveis - o que poderia ajudar a minimizar as brigas.
Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente