As chaves para um envelhecimento saudável

Manter-se saudável e sentir-se bem é importante em qualquer idade. Essas dicas podem ajudá-lo a lidar com a mudança e a viver a vida ao máximo.

Lidar com a mudança é difícil, não importa quantos anos você tenha. O desafio para os adultos mais velhos é o grande número de mudanças e transições que começam a ocorrer – incluindo crianças que se afastam, perda de pais, amigos e outros entes queridos, mudanças ou o fim de sua carreira, saúde declinante e até perda de independência. É natural sentir essas perdas. Mas se essa sensação de perda é equilibrada com ingredientes positivos, você tem uma fórmula para se manter saudável com a idade.

Envelhecimento saudável significa se reinventar continuamente à medida que você passa por eras marcantes como 60, 70, 80 e além. Significa encontrar coisas novas que você goste, aprender a se adaptar à mudança, permanecer fisicamente e socialmente ativo e se sentir conectado à sua comunidade e entes queridos.

Infelizmente, para muitos de nós, o envelhecimento também traz ansiedade e medos. Como vou cuidar de mim mesmo no final da vida? E se eu perder meu cônjuge? O que vai acontecer com minha mente? No entanto, muitos desses medos frequentemente resultam de concepções errôneas sobre o envelhecimento. A verdade é que você é mais forte e resiliente do que imagina. Essas dicas podem ajudá-lo a manter sua saúde física e emocional, qualquer que seja sua idade ou circunstâncias.

Mitos sobre o envelhecimento

Mito: envelhecer significa declínio da saúde ou incapacidade

Fato: existem algumas doenças que se tornam mais comuns à medida que envelhecemos. No entanto, envelhecer não significa  que surgem automaticamente problemas de saúde ou que você ficará confinado a um andador ou cadeira de rodas. Muitos adultos mais velhos desfrutam de uma saúde vigorosa, muitas vezes melhor do que muitos jovens. Medidas preventivas como alimentação saudável, exercícios e manejo do estresse podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas ou lesões mais tarde na vida.

Mito: a perda de memória é uma parte inevitável do envelhecimento

Fato: à medida que envelhece, você pode perceber que não se lembra de coisas tão facilmente como no passado, ou que as lembranças podem demorar um pouco mais para serem recuperadas. No entanto, uma perda significativa de memória não é um resultado inevitável do envelhecimento. O treinamento cerebral e o aprendizado de novas habilidades podem ser feitos em qualquer idade e há muitas coisas que você pode fazer para manter a memória nítida e afiada. Quanto mais cedo você começar, mais cedo você vai colher os benefícios.

Mito: à medida que envelhecemos paramos de aprender e a mente fica enrijecida

Fato: um dos mitos mais prejudiciais do envelhecimento é que, depois de certa idade, você simplesmente não poderá mais experimentar nada ou contribuir para as coisas. O oposto é verdadeiro. Adultos mais velhos são tão capazes de aprender coisas novas e prosperar, além de terem a sabedoria que vem com a experiência de vida. Se você acredita e confia em si mesmo, está criando um ambiente positivo para a mudança, não importa a sua idade. Concentre-se nas coisas que você pode controlar, como a forma que você escolhe ao reagir a situações problemáticas.

Aprender novas atividades não apenas acrescenta significado e alegria à vida, mas também pode ajudar a manter a saúde do cérebro e evitar o declínio mental.

Manter seu cérebro ativo e estimular a criatividade podem realmente ajudar a prevenir o declínio cognitivo e os problemas de memória. Quanto mais ativo e social você for e quanto mais você usar e aguçar seu cérebro, mais benefícios obterá.

Os seres humanos têm uma capacidade única de aprender coisas novas e se adaptar a novos ambientes. Baseada nesses conceitos neurocientíficos, a Escola PraticaMente está aqui para ajuda-lo nessa jornada para deixar o seu cérebro mais ativo. Venha conhecer a nossa metodologia de exercícios para o cérebro, aqui você aprende se divertindo, as aulas são únicas e dotadas de muito alto astral!

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente

plugins premium WordPress