Sua mente elástica

Para sobreviver em um ambiente de constante estimulação e rápida mudança, o pensamento elástico é essencial. Saiba como treinar seu cérebro

Tempos de mudança rápida como o nosso exigem flexibilidade e capacidade de adaptação. Vimos uma revolução tecnológica, convulsões econômicas, políticas e sociais e um grande enriquecimento de nosso capital intelectual e cultural.

Mas também enfrentamos novos dilemas sem precedentes. Somos bombardeados por um fluxo constante de informações e, graças aos nossos dispositivos, estamos em contato incessante com dezenas ou até milhares de outras pessoas, entretanto, raramente, ou nunca, aproveitando um tempo de inatividade completa.

Nossos cérebros são processadores de informações e máquinas de resolução de problemas e, certamente, nossas habilidades são cruciais para enfrentar os desafios. Ainda mais importante é a magia do pensamento “elástico”, que pode gerar novas ideias.

O pensamento “elástico” é a capacidade de abandonar ideias confortáveis e se acostumar com a ambiguidade e a contradição, é a capacidade de superar mentes convencionais e ressignificar as perguntas que fazemos, é também a capacidade de abandonar nossas suposições arraigadas e nos abrir para novos paradigmas, a propensão a confiar tanto na imaginação quanto na lógica e a disposição de experimentar e ser tolerante com falha. Essas são as habilidades essenciais nos dias de hoje.

Alguns séculos atrás, a vida da maioria das pessoas era caracterizada por tarefas repetitivas, longas horas de solidão e uma constante falta de estímulo. Novidade e mudança eram raras. As pessoas suspeitavam delas, enquanto se sentiam confortáveis com as condições que achamos extremamente tediosas.

A sociedade hoje concede recompensas àqueles que se sentem confortáveis com a mudança, e pode punir aqueles que não são, pois o que costumava ser o terreno seguro da estabilidade é agora, muitas vezes, um perigoso campo minado de estagnação.

Nossa atitude no processo evolutivo é uma adaptação, mas também é um desabrochar, pois sempre tivemos o potencial de fazer grandes ajustes. Em comparação com outras espécies, os seres humanos amam novidades e mudanças. Nós [humanos] pulamos fronteiras. Nós descobrimos novos territórios, mesmo quando temos recursos suficientes no local onde estamos confortavelmente situados. Outros animais não têm esse comportamento.

Aqueles que estão abertos a tais mudanças de paradigmas pessoais – alterando suas atitudes e crenças – sempre tiveram uma vantagem porque são mais capazes de se adaptar às circunstâncias em mudança. Isso é especialmente importante hoje.

Toda mudança começa como um desafio, assim como toda resposta começa como uma pergunta. Nós estamos aqui para desafiar o seu cérebro, desafiar sua rotina e tirá-lo da zona de conforto.

Venha conhecer o melhor curso de treinamento do cérebro validado por uma equipe de neurocientistas. Uma mudança simples de atitude pode fazer toda a diferença na sua vida. Você terá as duas melhores horas da sua semana. Vem com a gente!

Flávia Valadares – Neurocientista Fundadora da Escola PraticaMente

plugins premium WordPress