Um dia na vida de uma criança com dificuldades na velocidade de processamento
A velocidade de processamento é o ritmo em que você recebe informações, atribui sentido e começa a respondê-las. Esta informação pode ser visual, na forma de letras e números e também pode ser auditiva, como a linguagem falada.
Ter uma velocidade de processamento lenta não tem nada a ver com o quão inteligentes as crianças são, significa, na verdade, o quão rápido elas podem receber e usar as informações.
Por exemplo, quando uma criança com baixa velocidade de processamento vê as letras que compõem a palavra casa, ela pode não saber imediatamente o que significam. Ela tem que descobrir qual estratégia usar para entender o significado do grupo de letras à sua frente. Não é que ela não possa ler, mas um processo que é rápido e automático para outras crianças da sua idade leva mais tempo e requer mais esforço para quem tem lentidão no processamento das informações.
Dizer muitas coisas ao mesmo tempo também pode representar um desafio: se você der instruções em várias etapas – “Coloque seu caderno de matemática dentro da mochila, tire o de língua portuguesa porque amanhã você não tem essa aula. Você também pode levar os copos sujos e colocá-los na pia?” – uma criança com baixa velocidade de processamento pode não seguir todos os passos. Ter velocidade de processamento lenta dificulta a digestão de todas as informações com rapidez suficiente para concluir todas as tarefas.
A velocidade de processamento lenta afeta o aprendizado em todos os estágios. Pode tornar mais difícil para as crianças pequenas dominarem as noções básicas de leitura, escrita e contagem. E isso afeta a capacidade das crianças mais velhas de realizar tarefas com rapidez e precisão.
ENTENDA NA PRÁTICA COMO É O DIA A DIA DE UMA CRIANÇA COM PROBLEMA NA VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO
Conheça André, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades na velocidade de processamento. Ele é uma criança brilhante, mas o seu cérebro precisa de um pouco mais de tempo para absorver e usar informações. Para entender como a velocidade de processamento afeta as crianças de forma surpreendente, confira um dia típico na vida de André.
07:00 – “André, o que você quer para o café?” A criança olha fixamente para mãe, mas não responde. “André, cereal ou iogurte?”. “Qual dos dois?” Sentindo-se pressionado, responde da boca para fora: “Cereal”, mas ele fica empapado antes que perceba que queria iogurte. Agora a sua mãe fica chateada porque ele vai perder a van escolar.
Questão relacionada com a velocidade de processamento
- Tomada de decisões
08:45 – André está animado com a aula de hoje: ele ficou responsável por levar a lista de chamada para a Secretaria. No meio do caminho, André esquece o que ele está fazendo e porque. Ao contrário de algumas crianças com velocidade de processamento reduzida, André não tem TDAH, mas seu cérebro processa informações vagarosamente e sobra menos tempo para amontoar tudo na memória de trabalho antes que se perca.
Questão relacionada com a velocidade de processamento
- Uso da memória de trabalho
09:30 – O recreio. O recesso dura apenas 20 minutos e demora um certo tempo para André decidir o que deseja fazer. Ele se junta num grupo de crianças trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo, prática proibida na escola. André demora a perceber que as crianças tentam esconder as figurinhas da inspetora, que pega justamente André com suas figurinhas. Ele é o único a ter problemas.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Tomada de decisões
- Percepção de situações sociais
10:00 – Eca… Teste de Matemática! O pior de tudo. André sabe os fatores da multiplicação, mas ele precisa de mais tempo para pensar nas respostas. Ele se sente desconfortável quando o professor lembra a turma que os primeiros que acabarem podem ler um livro ou fazer um desenho. André provavelmente não vai acabar nem a primeira página antes do tempo acabar. André é sempre o último a entregar os testes.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Criando autoestima
- Lidando com ansiedade
12:20 – O fim do dia escolar é sempre muito estressante. André é sempre o último a terminar de anotar as tarefas de casa do quadro. Ninguém é dispensado até que todos acabem. Escrever é sempre difícil para André, mais ainda quando seus colegas ficam apressando: “Vamos logo, André!”.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Anotar informações
- Lidando com a ansiedade
15:30 – André adora jogar basquete. Ele é muito bom nas cestas de três pontos! Mas o treinador passa as instruções rapidamente e ele não consegue processar o que é dito. Seus colegas ficam irritados porque ele fica esquecendo a ordem dos exercícios e suas longas pausas numa conversa (André fala com muitas pausas) deixam os outros se sentindo desconfortáveis.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Seguir ordens
- Conversar
20:00 – O trabalho de casa deveria ser feito em meia hora, mas ele está a quase duas horas e não acabou. Para ter uma boa noite de sono, André precisa ir logo para cama, mas sua mãe não sabe o que fazer – “Devo ajudá-lo na tarefa ou coloca-lo na cama?”.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Finalizar a tarefa de casa
- Seguir rotinas
22:00 – Escovando o dente, colocando o pijama, arrumando a mochila, cada passo demora muito. A hora de dormir também gera muitas emoções, André conta para a sua mãe que ele não sabe exatamente porque levou uma bronca na hora do recreio e as outras crianças não. Enquanto vai finalmente entendendo o que se passou, se aconchegar junto à mãe o faz sentir-se melhor.
Questões relacionadas com a velocidade de processamento
- Fazer conexões com a ordem dos fatos
- Criando autoestima
VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO LENTA E PROBLEMAS DE APRENDIZADO E ATENÇÃO
A velocidade de processamento lenta não é um problema de aprendizado ou atenção por conta própria. Mas pode contribuir para questões de aprendizagem e atenção, como TDAH, dislexia, discalculia e transtorno do processamento auditivo.
Adicionalmente, também pode afetar habilidades de funcionamento executivo. Estas são as habilidades de pensamento que ajudam as crianças a planejar, estabelecer metas, responder a problemas e persistir em tarefas. As crianças que demoram a processar as informações podem ter dificuldade em começar as tarefas e manter o foco.
DESCOBRI QUE O MEU FILHO TEM PROBLEMAS COM VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO. E AGORA?
Caso você suspeite que seu filho esteja sofrendo com a velocidade de processamento, o primeiro passo é conversar com os professores. Discuta suas próprias observações e descubra o que o professor percebeu na aula.
Quando a velocidade de processamento interfere na capacidade de aprender do seu filho, você pode fazer uma avaliação para determinar que tipo de ajuda a escola deve oferecer. Uma avaliação completa inclui testes que analisem a velocidade do processamento de informações visuais e auditivas. O teste pode ajudar você e os professores de seu filho a desenvolver um plano para enfrentar seus desafios.
Descubra se a velocidade de processamento pode variar de tarefa para tarefa consultando a nossa psicopedagoga da Escola PraticaMente. Entre em contato e agende uma primeira consulta grátis.
Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente
Olá. Meu filho de 6 anos e 3 meses fez exame neuropsicologico e a velocidade de processamento deu 100, acima da faixa média. Contudo, vejo meu filho em todos os exemplos de velocidade de processamento reduzida exemplicados acima. Como é possível?
O indice de perceptual deu 118. De acordo com a psicologa, a diferença de 18 pontos pode indicar a sua dificuldade de rapidez psicomotoras, rastreamento visual e coordenação visuomotora diante de demandas de pressão de tempo.Mas como isso é possivel se ambos os indicies estao na media?
Paloma, obrigada pelo seu comentário.
É muito difícil analisar o caso do seu filho sem conhecê-lo pessoalmente, se eu o tivesse em nosso curso, poderia dar uma opinião mais embasada, de qualquer maneira, é preciso ficar atenta aos sinais de dificuldade de aprendizagem e agir de acordo. Aqui na PraticaMente temos como melhorar o desempenho do seu filho em diversas áreas, se você mora próximo à Copacabana, não hesite em nos contactar!
Um abraço, Flávia Valadares.
Tenho adolescente com 14 anos que desde 8 para 9 fez cabine, fono, psocopedagogas , neuro, psicologos e tem transtorno misto de habilidades escolares e tdah prevalecendo defcit. Escreve suuuuuuper lento, copia lento. Nenhum profissional trata ou me responde o que fazer. Chego a pensar em fisio.
Dia a dia a falta de avanço geral geral ou saber ate onde pode chegar e acerto con os profissionais me desespera.
Antes da pandemia, identifiquei esse problema em um aluno meu.Ele tinha uma monitora para auxiliá-lo.Agora com as aulas remotas e sem a presença da monitora dificilmente ele conclui as atividades.Como posso ajudá-lo?
Tenho 23 anos e por não identificar o meu comportamento durante a infância, cresci com alguns traumas incluindo baixa autoestima e dificuldade de socialização. Agora, passando por um processo de identificação dos traumas sofridos descobri que tinha uma velocidade de processamento baixa durante a 2 e 3 série. Me lembro de sempre ser a última a terminar de escrever e por muitas vezes chegar com o caderno incompleto para a casa e todas as situações citadas, eu me identifiquei de alguma forma. Aprendi a falar tardiamente, aproximadamente com 3 anos, mas aprendi a ler um pouco antes dos 6.
As mães que identificam tais características nos filhos, procurem ajuda profissional, pois um trauma com tão pouca idade que isso me gerou, me custaram crise de identidade, baixa autoestima, dificuldade de planejamento e organização e tantos outros.
Eu também tenho o mesmo problema .
Tem algum tratamento?
Tem algum tratamento?? Alguma forma de amenizar o atraso da criança? Quando adulto tbm continua com esse atraso nas funções?
Tenho minha filha de 10 anos, e me identifiquei nos exemplos a cima , ela e demorada e se distrai facilmente, gostaria de saber se alguma atividade q pode ajuda-la ?
meu filho tem 9anos mais eu noto que ele é muito lento pra comer pra tomar banho pra treinar no karete pra se arrumar mais ele começou a ler com 5anos ler bastante rápido eu fico na dúvida porque tanta lentidão em outras coisa me ajuda por favor