Um dia na vida de uma criança com dificuldades na velocidade de processamento

A velocidade de processamento é o ritmo em que você recebe informações, atribui sentido e começa a respondê-las. Esta informação pode ser visual, na forma de letras e números e também pode ser auditiva, como a linguagem falada.

Ter uma velocidade de processamento lenta não tem nada a ver com o quão inteligentes as crianças são, significa, na verdade, o quão rápido elas podem receber e usar as informações.

Por exemplo, quando uma criança com baixa velocidade de processamento vê as letras que compõem a palavra casa, ela pode não saber imediatamente o que significam. Ela tem que descobrir qual estratégia usar para entender o significado do grupo de letras à sua frente. Não é que ela não possa ler, mas um processo que é rápido e automático para outras crianças da sua idade leva mais tempo e requer mais esforço para quem tem lentidão no processamento das informações.

Dizer muitas coisas ao mesmo tempo também pode representar um desafio: se você der instruções em várias etapas – “Coloque seu caderno de matemática dentro da mochila, tire o de língua portuguesa porque amanhã você não tem essa aula. Você também pode levar os copos sujos e colocá-los na pia?” – uma criança com baixa velocidade de processamento pode não seguir todos os passos. Ter velocidade de processamento lenta dificulta a digestão de todas as informações com rapidez suficiente para concluir todas as tarefas.

A velocidade de processamento lenta afeta o aprendizado em todos os estágios. Pode tornar mais difícil para as crianças pequenas dominarem as noções básicas de leitura, escrita e contagem. E isso afeta a capacidade das crianças mais velhas de realizar tarefas com rapidez e precisão.

ENTENDA NA PRÁTICA COMO É O DIA A DIA DE UMA CRIANÇA COM PROBLEMA NA VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO

Conheça André, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental com dificuldades na velocidade de processamento. Ele é uma criança brilhante, mas o seu cérebro precisa de um pouco mais de tempo para absorver e usar informações. Para entender como a velocidade de processamento afeta as crianças de forma surpreendente, confira um dia típico na vida de André.

07:00 – “André, o que você quer para o café?” A criança olha fixamente para mãe, mas não responde. “André, cereal ou iogurte?”. “Qual dos dois?” Sentindo-se pressionado, responde da boca para fora: “Cereal”, mas ele fica empapado antes que perceba que queria iogurte. Agora a sua mãe fica chateada porque ele vai perder a van escolar.

Questão relacionada com a velocidade de processamento

  • Tomada de decisões

08:45 – André está animado com a aula de hoje: ele ficou responsável por levar a lista de chamada para a Secretaria. No meio do caminho, André esquece o que ele está fazendo e porque. Ao contrário de algumas crianças com velocidade de processamento reduzida, André não tem TDAH, mas seu cérebro processa informações vagarosamente e sobra menos tempo para amontoar tudo na memória de trabalho antes que se perca.

Questão relacionada com a velocidade de processamento

  • Uso da memória de trabalho

09:30 – O recreio. O recesso dura apenas 20 minutos e demora um certo tempo para André decidir o que deseja fazer. Ele se junta num grupo de crianças trocando figurinhas do álbum da Copa do Mundo, prática proibida na escola. André demora a perceber que as crianças tentam esconder as figurinhas da inspetora, que pega justamente André com suas figurinhas. Ele é o único a ter problemas.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Tomada de decisões
  • Percepção de situações sociais

10:00 – Eca… Teste de Matemática! O pior de tudo. André sabe os fatores da multiplicação, mas ele precisa de mais tempo para pensar nas respostas. Ele se sente desconfortável quando o professor lembra a turma que os primeiros que acabarem podem ler um livro ou fazer um desenho. André provavelmente não vai acabar nem a primeira página antes do tempo acabar. André é sempre o último a entregar os testes.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Criando autoestima
  • Lidando com ansiedade

12:20 – O fim do dia escolar é sempre muito estressante. André é sempre o último a terminar de anotar as tarefas de casa do quadro. Ninguém é dispensado até que todos acabem. Escrever é sempre difícil para André, mais ainda quando seus colegas ficam apressando: “Vamos logo, André!”.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Anotar informações
  • Lidando com a ansiedade

15:30 – André adora jogar basquete. Ele é muito bom nas cestas de três pontos! Mas o treinador passa as instruções rapidamente e ele não consegue processar o que é dito. Seus colegas ficam irritados porque ele fica esquecendo a ordem dos exercícios e suas longas pausas numa conversa (André fala com muitas pausas) deixam os outros se sentindo desconfortáveis.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Seguir ordens
  • Conversar

20:00 – O trabalho de casa deveria ser feito em meia hora, mas ele está a quase duas horas e não acabou. Para ter uma boa noite de sono, André precisa ir logo para cama, mas sua mãe não sabe o que fazer – “Devo ajudá-lo na tarefa ou coloca-lo na cama?”.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Finalizar a tarefa de casa
  • Seguir rotinas

22:00 – Escovando o dente, colocando o pijama, arrumando a mochila, cada passo demora muito. A hora de dormir também gera muitas emoções, André conta para a sua mãe que ele não sabe exatamente porque levou uma bronca na hora do recreio e as outras crianças não. Enquanto vai finalmente entendendo o que se passou, se aconchegar junto à mãe o faz sentir-se melhor.

Questões relacionadas com a velocidade de processamento

  • Fazer conexões com a ordem dos fatos
  • Criando autoestima

VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO LENTA E PROBLEMAS DE APRENDIZADO E ATENÇÃO

A velocidade de processamento lenta não é um problema de aprendizado ou atenção por conta própria. Mas pode contribuir para questões de aprendizagem e atenção, como TDAH, dislexia, discalculia e transtorno do processamento auditivo.

Adicionalmente, também pode afetar habilidades de funcionamento executivo.  Estas são as habilidades de pensamento que ajudam as crianças a planejar, estabelecer metas, responder a problemas e persistir em tarefas. As crianças que demoram a processar as informações podem ter dificuldade em começar as tarefas e manter o foco.

DESCOBRI QUE O MEU FILHO TEM PROBLEMAS COM VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO. E AGORA?

Caso você suspeite que seu filho esteja sofrendo com a velocidade de processamento, o primeiro passo é conversar com os professores. Discuta suas próprias observações e descubra o que o professor percebeu na aula.

Quando a velocidade de processamento interfere na capacidade de aprender do seu filho, você pode fazer uma avaliação para determinar que tipo de ajuda a escola deve oferecer. Uma avaliação completa inclui testes que analisem a velocidade do processamento de informações visuais e auditivas. O teste pode ajudar você e os professores de seu filho a desenvolver um plano para enfrentar seus desafios.

Descubra se a velocidade de processamento pode variar de tarefa para tarefa consultando a nossa psicopedagoga da Escola PraticaMente. Entre em contato e agende uma primeira consulta grátis.

Flávia Valadares – Neurocientista e Psicopedagoga da Escola PraticaMente

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